Como proteger os pés
Uma das questões mais feitas por bailarinas novatas na ponta: "Como eu devo proteger os pés?"
Isso é uma questão pessoal. Cada garota é diferente; umas nem sentem tanta dor, outras tem muitas bolhas e calos. Mas pra facilitar a vida, vou dar algumas dicas.
- Acho essencial o uso de ponteiras. Será que existe alguma bailarina que não use ponteira e não sinta dor??? Praticamente impossível. Ela protege muito os dedos, principalmente as de gel (silicone). Mas eu prefiro as de formato arredondado, porque as muito "achatadas" nas pontas costumam encravar mais as unhas e apertar mais os dedos. Prefiro as de silicone, mas a minha professora só usa as de pano, então é uma questão pessoal. Experimente cada uma e veja com qual você mais se adapta.
- Sempre apare e lixe as unhas. Esse é um passo fundamental. A dor de uma unha encravada é terrível; se você nunca teve, previna-se para não ter. Nunca deixe suas unhas crescerem muito; lixe-as constantemente. Importante: não cutuque-as! Apenas passe um palito por trás, mas sem empurrar muito, pois pode se machucar; lembre-se que esse trabalho é do podólogo! Corte as unhas em formato quadrado, porque as em formato arredondado são mais propícias à encravar.
- Alguma bolha ou calo? Microporo neles! Nada de usar aqueles esparadrapos muito duros (aquilo mais machuca do que protege!), use o microporo; ele parece com aquelas fitas de fralda de criança, bem fininho. Procure não colocar tanto esparadrapo, pois o excesso pode atrapalhar a realização dos passos.
- Não use medicamentos sem orientação médica, mesmo sendo tópicos! Conheço meninas que passam pomada anestésica em seus machucados. Isso é errado! Apesar de parecem inofensivas, essas pomadas são medicamentos e oferecem riscos a saúde. Procure um médico para lhe receitar algo para dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por comentar volte sempre