quarta-feira, setembro 29, 2010

Bolshoi no Moscou- a história

O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO.
O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776, quatro anos depois ganhou sua primeira sede, e em 1825 seu prédio atual. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia.



Nos primeiros anos de atividades da companhia, a maioria dos seus integrantes eram estrangeiros (franceses e italianos). Com o passar do tempo, a escola nacional começou a se desenvolver. No começo do século XX com “Saisons Russes” (primeira grande turnê dos russos em Paris), organizada por Dyagilev, a arte russa foi reconhecida e se expandiu pelo mundo.





Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.



Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.

Diretor Geral – Anatoly Iksanov
Diretor Musical – Leonid Desyatnikov
Diretor de Ballet – Yuri Burlaka
Assistente do Diretor de Ballet – Gennadi Yanin

Um comentário:

  1. Que linda essa postagem!
    Sempre quis saber mais sobre o Bolshoi!
    hehe
    bjO

    ResponderExcluir

obrigado por comentar volte sempre