quinta-feira, maio 19, 2011

Coppélia


o tema do ballet será coppélia e eu vou mostrar um pouco da história de coppélia, esvanilda, frass e coppélio.
Eu serei uma das amigas de coppélia.


Balé em três atos
Libreto: Charles Nuitter e Arthur Saint-Léon, baseado na história de E.T.A Hoffman.
Coreografia: Arthur Saint-Léon Cenários: Cambon, Lavastre e Despléchin
Música: Léo Delibes
Figurinos: Paul Lormier
Estréia mundial: 25 de maio de 1870 no Théatre Imperial de L’Opera de Paris.
Giuseppina Bozacchi interpretou Swanilda e Eugénie Fiocre, Franz.

 Libreto
    Ato I

         Em uma vila da Cracóvia, Coppélia, todos os dias, aparece lendo um livro na janela da casa de dr. Coppélius, um velho misterioso e exótico.
         Franz, namorado de Swanilda, começa a demonstrar certo interesse por aquela moça da janela, apesar desta não corresponder, ele nem imagina que a bela moça não passa de uma boneca.
         Certa vez, ao sair de casa, dr.Coppélius encontra um grupo de jovens, eufóricos com a novidade de que haveria uma festa, em celebração ao novo sino que seria posto na torre do relógio da cidade.
         Fazem uma verdadeira confusão com o velho, e ele acaba deixando cair a chave de sua casa, que mais tarde é encontrada por Swanilda.

  
  Ato II

         Unida a seis amigas, Swanilda entra na casa de dr.Coppélius para descobrir quem é sua rival. Todas assustam-se ao perceber que a casa está repleta de bonecos mecânicos, que parecem humanos, de tão bem feitos.
         Ao entrarem no quarto da moça, têm uma surpresa maior ao ver que ela também é uma boneca, lindíssima. Nesse momento dr Coppélius chega em casa, as amigas fogem, mas Swanilda se esconde no quarto de Coppélia.
        Enquanto isso, Franz sobe, pela janela, até a casa de dr. Coppélius para se declarar à Coppélia, após uma briga com Swanilda. O velho percebe a presença do rapaz, através de magia pretende dar alma à mais perfeita boneca por ele já criada, Coppélia.
        O rapaz bebe o vinho oferecido por dr. Coppélius, até ficar embriagado e cair no sono. Swanilda, que escondida percebera tudo, veste as roupas de Coppélia, fingindo ganhar vida com a magia do velho.
        Executa danças de diversos lugares, espanholas, escocesas, etc. Ao mesmo tempo, tenta acordar Franz, até que consegue e  os dois escapam. Dr Coppélius, ao encontrar a boneca despida, entende toda a farsa e chora desiludido.
  
  

Ato III

        Franz e Swanilda casam, na praça da aldeia, e ela resolve dar seu dote a dr. Coppélius, para pagar os prejuízos causados por ela.
Beijos


Um comentário:

obrigado por comentar volte sempre