Amor Sublime Amor
Título Original: Amor Sublime Amor
Ano: 1961
Sinopse: Toni (Beymer) e Maria (Wood) são uma espécie de Romeu e Julieta em versão nova-iorquina. Filhos de grupos rivais, descendentes de italianos e porto-riquenhos, enfrentam preconceitos raciais para se amarem. A trilha sonora de Bernstein e Sondheim, coreografada por Jerome Robbins, resultou num clássico. Natalie Wood teve que ser dublada nas canções.
Prêmios:
Melhor Filme, Diretor, Ator Codjuvante (George Chakiris), Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Fotografia, Direção de Arte, Som, Trilha Sonora e Montagem.
Curiosidades
O coreógrafo Jerome Robins teve a idéia de transformar Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em comédia musical ambientada em um bairro pobre de Nova York. A proposta inicial era colocar irlandeses e judeus em lados opostos. Mas a opção pelo conflito entre porto-riquenhos e norte-americanos nativos pareceu, afinal, mais convincente para o momento que o país atravessava.
Warren Beatty foi a escolha inicial para o papel de Tony e o diretor gostou de sua atuação, mas ele não foi aprovado nas cenas de canto. Curiosamente, os atores escolhidos para os papéis principais - Natalie Wood e Richard Beymer - acabaram sendo dublados.
Amor, Sublime Amor (West Side Story) consumiu US$ 6 milhões, estourando o orçamento previsto inicialmente pelos produtores. Um dos fatores que tornaram o filme mais caro foi a rodagem da longa seqüência de abertura, em que a câmera percorre praticamente todo o bairro.
As cenas de dança são vigorosas, sempre preocupadas em traduzir a tensão étnica e social que envolve o romance de Tony e Maria.
Amor, Sublime Amor ganhou os Oscars de Melhor Direção, Fotografia (Daniel L. Fapp), Música (Leonard Bernstein), Direção de Arte e Cenografia (Boris Leven e Victor Gangelin), Atriz Coadjuvante (Rita Moreno) e Ator Coadjuvante (George Chakiris).
Vc podia colocar mais dicas de filmes, deste eu gostei. Obs. : Obrigado por ter vindo me ver no meu aniversário.
ResponderExcluir